quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Depoimento de Isaac Tigrett sobre Sathya Sai Baba

" Isaac Tigrett - Fundador do Hard Rock Café - "


A IMPORTÂNCIA DE TRÊS ZEROS PARA A EVOLUÇÃO DO HOMEM


"Quando o carro começou a rodar, senti uma pressão em meus ombros. Olhei para a direita e lá estava Sai Baba sentado ao meu lado com Seu braço em torno de mim! O carro capotou mais de uma dúzia de vezes; a frente ficou destruída... o pára-brisa achatado, as portas se foram; até mesmo a barra de direção ficou dobrada sob os meus ombros. Aterrei verticalmente. Nunca saberei por que não explodiu. Saí daquele amontoado de metal sem um arranhão, sem nem sequer um machucado. Ele colocou um campo de força ao meu redor e salvou a minha vida. Até hoje não tenho dúvida disso. Não havia possibilidade de alguém ter sobrevivido", disse Sri Isaac Tigrett em uma entrevista com o Dr. G. Venkataraman para a Radio Sai Global Harmony.

Dr. V. - SAI RAM! Seja bem-vindo ao nosso estúdio. Estou certo que você tem muito a dizer. Mas talvez a melhor maneira será começar da forma habitual, pedindo-lhe para falar um pouco sobre você, e naturalmente isto induzirá a saber como você chegou a Swami.

I.T. - Sim. Eu cresci no sul, no Tennessee, EUA. Meus antepassados eram clérigos escoceses. Eles se tornaram empresários, banqueiros e construtores de ferrovias na América. Minha formação foi muito difícil. Eu morava em "Tigrett Place" e minha educação escolar ocorreu na Escola Secundária Isaac Burton Tigrett Júnior em Jackson, uma pequena cidade no interior do Tennessee. Minha família era muito importante. Assim, as pessoas mais velhas fingiam me adorar! As crianças odiavam isso e me atormentavam ou me batiam diariamente depois das aulas! Foi uma forma muito singular de formação. Swami me ensinou a conhecer o que Ele chama de Três zeros - as Três coisas que mais preocupam o ser humano, e que ..." paralisam a sua evolução". A Primeira é o Apego à Família, porque este apego é um dos maiores obstáculos que o impedem de seguir em frente. O Segundo é o Apego aos Bens Materiais. Para muitas pessoas seus bens são sua identidade na vida. Eles os acumulam e usam como falso conforto e posição social que os impedem de evoluir. O Terceiro, e com o qual tenho mais problemas é o Apego à Reputação. Foi algo de que fui muito consciente desde criança, devido ao renome familiar, riqueza e poder. Estamos todos preocupados com o que os outros pensam de nós. Assim , precisamos conhecer a perda do apego à Família , Bens Materiais e Renome , se quisermos evoluir , que é a razão de nossa existência.

Dr. V. - Você não acha que isso foi um pouco incomum, porque as crianças não pensam em tais coisas? Estes são problemas altamente espirituais!

I.T. - Sim, e isto foi o que novamente me levou a Swami. Um dia, estava sentado numa igreja e o pastor começou a dizer que todos os hindus do mundo iriam queimar no inferno eternamente; todos os muçulmanos queimariam no inferno eternamente; todos os judeus iriam queimar no inferno eternamente, porque Jesus o afirmou! Algo veio à minha mente e disse: " Ele não disse isto! Como podem dizer uma coisa dessas?" Daquele momento em diante, eu mudei de orientação. Aquele foi o início de minha busca espiritual, porque o que eu estava experimentando tinha a ver com espiritualidade e não com as religiões dogmáticas elaboradas pelo homem e impostas às pessoas! Acho que eu precisava ter aquela experiência quando eu era muito jovem. Tinha que fugir daquilo. Mas não havia nada em que me apoiar.

Quando eu tinha 13 anos, sofri um choque quando meu irmão de 11 anos morreu em meus braços. Meus pais estavam divorciados. Quando meu pai se mudou para a Inglaterra, eu o segui. Através de circunstâncias que a graça de Swami me proporcionou, pude conseguir o dinheiro de que eu precisava para começar um dos meus negócios por lá. Na Inglaterra, trabalhei como amassador numa fábrica de biscoitos e economizei 600 libras em um ano e meio. Eu queria comprar um carro com este dinheiro para presentear minha mãe. Depois de pechinchar muito, comprei um "Silverdawn" 1954 por 600 libras (R$ 2.182,00). Coloquei-o num navio rumo à cidade de Nova York. Assim que tirei o carro do navio, um homem se aproximou de mim e disse: " Isto é um " Silverdawn " 1954 ?" Eu disse: " Sim, senhor." Ele disse: " Lhe darei 30.000 dólares (R$ 52.380,00) por este carro"! Eu pensei em minha mãe e todo o árduo trabalho que passei para conseguir o carro. Então eu disse: " É seu "! Voltei à Inglaterra e comprei mais 5 carros! Coloquei-os num navio para Nova York; publiquei um anúncio no " New York Times" e os carros foram vendidos antes de chegarem lá! No mês seguinte, voltei e comprei 18 carros. Eu havia descoberto uma abertura no mercado. Ninguém sabia que havia tamanha disparidade de preços entre a Inglaterra e os Estados Unidos. O mercado se manteve por somente nove meses antes que a abertura se fechasse. Eu estava na vanguarda. Eu estava com tanta sorte! Em minha última viagem eu trouxe 25 carros! De repente, em nove meses apenas, ganhei 500.000 dólares (R$ 873.000,00)! Eu tinha 18 anos naquele tempo! Pela graça de Swami!

Dr. V. - Você nunca deu um presente à sua mãe?

I.T. - Oh! Sim! Eu trouxe-lhe um novo " Cadillac " a cada ano depois daquilo - aquele que ela gostasse! Aqueles foram os surpreendentes anos 60 - um período revolucionário. Havia movimentos mundiais de paz e amor. Os jovens realmente se mobilizaram. Criamos nossa própria música, nossa poesia, nossas roupas, nossos poetas e nossos próprios heróis. Eu usei aquele dinheiro para fundar o Hard Rock Café, em Londres. Eu não tinha idéia do que estava fazendo. Swami estava comigo todo o tempo. O Hard Rock foi finalmente inaugurado, em 14 de junho de 1971. Eu tinha 22 anos. Na noite da abertura, os Beatles estavam sentados em um lado do salão e os Rolling Stones no outro. Além deles, Eric Clapton estava sentado com Led Zepplin. Todos os heróis da revolução estavam lá, dia após dia, noite após noite, ano após ano. O Hard Rock se tornou símbolo da revolução musical. Aproximadamente dois anos se passaram. Eu tinha a constante sensação de que alguém me chamava. Uma voz na minha cabeça permanecia dizendo: " Estou esperando por você! Estou esperando por você!" Eu não sabia o significado. Estava sendo atraído para o Leste. Vim para a Índia e me afastei cerca de seis meses do Hard Rock para procurar o mestre que me chamava.

Dr. V. - Em que ano foi isso?

I.T. - Foi em 1974. Depois de nove meses procurando por este mestre, desisti. Naquela ocasião, eu estava com uma família em Delhi que me falou de um obscuro e desconhecido Guru, nos arredores de Bangalore. Depois, estive em um hotel em Aurangabad, tomando um café da manhã, quando uma voz chamou-me novamente, " Estou esperando por você." Ergui os olhos e vi um retrato de Sai Baba.

Voei para Bangalore e fui à sua faculdade em Whitefield onde eu soube que Ele estaria residindo. Eu costumava usar roupas pretas todo o tempo - grandes óculos escuros e cabelo longo! Fui a Whitefield onde havia um grupo reunido num domingo. Acho que havia cerca de 200 pessoas. Naquela época, era muita gente! Eu fiquei atrás, encostado contra a parede - com meus óculos escuros e minha bandana na cabeça. Naquele tempo, havia algumas árvores e um pequeno passeio. Swami saiu e separando a multidão, caminhou diretamente em minha direção. Ele disse: " Finalmente você veio! Eu tenho esperado por você! Somos velhos amigos! Temos muito trabalho a fazer! Espere aqui!" Ele materializou Vibhuti para mim e se afastou. Depois disso, Ele não falou comigo por 15 anos! Eu vinha da Inglaterra três ou quatro vezes por ano - ficava duas semanas, às vezes um mês - quando podia me ausentar do Hard Rock Café. Mas Ele nunca nem mesmo olhou para mim. Agora sou profundamente agradecido porque sei a razão do que Ele fez.

Dr. V. - Quero voltar à primeira vez em que Ele falou a você: " Estou esperando por você." O que isso provou a você?

I.T. - Eu soube imediatamente que Ele era meu Guru!

Dr. V. - Você soube!

I.T. - Naturalmente, eu soube! A voz na minha cabeça ficava constantemente dizendo: "Estou esperando você! Estou esperando você!" E quando eu O vi, Ele disse: " Tenho esperado por você! Você veio, finalmente!" Eu soube, internamente, que era Ele! Eu O havia finalmente encontrado!

Dr. V. - E Ele o manteve esperando por 15 anos!

I.T. - Sim, isso mesmo - 15 anos! E, ao olhar para trás, observando a experiência com Sai Baba, ou de estar com o mestre, seja como preferir, tudo foi absolutamente perfeito, porque depois das primeiras visitas, a necessidade de uma entrevista desapareceu. Ele nem sequer olhou em minha direção por 15 anos! Naqueles melancólicos dias em Puttaparthi, quando estava muito quente, deveria haver umas vinte pessoas do lado dos homens e outras vinte do lado das mulheres. Todos deveriam ter conseguido três ou quatro entrevistas - todos, menos eu! Portanto, em vez de estar preocupado com a forma ou em como conseguir Sua atenção, tudo o que eu podia fazer era ler as Suas obras! Assim, por 15 anos, li tudo o que ele escreveu. Isso me familiarizou com Sai Baba desvinculado de sua forma.

Dr. V. - Você estava aqui ou de volta a Londres?

I.T. - Eu estava viajando pelo mundo. Assim, eu levava comigo todos os livros que eu podia carregar: os de Kasturi, Gokak e Hislop. Eu costumava ler mensalmente o boletim Sanathana Sarathi, era o meu "correio de novidades Sai" a cada mês. Foi uma viagem extraordinária. Por 15 anos, estudei o aspecto "sem forma" e consegui conhecer o mundo dinâmico ao qual estava a ponto de entrar. No Hard Rock Café, coloquei Seus dizeres do tipo "Amar a Todos, Servir a Todos" , "Ajudar Sempre , Ferir Jamais" em milhões de camisetas, bonés, broches, crachás, etc

Dr. V. - Swami falou com você somente uma vez. Mesmo vindo seguidamente, você foi obediente. Entretanto, você deve ter tido seus altos e baixos; como conseguiu manter sua fé em meio a tudo isso?

I.T. - A experiência do Avatar é a experiência suprema. Há dinâmicas que por vezes podem parecer dolorosas. É basicamente Seu amor por você e Sua Vontade que o aproximará da compreensão de que você também é sem forma e divino. Eu nunca esquecerei a primeira entrevista que tive com Ele em Sua sala, após 15 anos!



Dr. V. - Isto aconteceu aqui ou em Whitefield?

I.T. - Foi aqui em Puttaparthi. Ele chamou o nosso grupo. Eu, naturalmente, estava em estado de choque, aproximando-me de sua forma pela primeira vez. Ele me fez sentar aos Seus pés, olhou diretamente em meus olhos e tranqüilamente perguntou: "Onde está Deus?" Olhei para Ele aterrorizado e disse: "Deus está em meu coração." Ele gritou: " Não!". Assustei-me, porque era a primeira vez, depois de 15 anos, que ouvia sua voz e respondi à pergunta de forma incorreta. Ele me olhou amorosamente e explicou: " É como um peixe nadando na água: a água está em cima do peixe, ao redor do peixe, em baixo do peixe e dentro do peixe." Ele disse: " Deus está em cima de você, ao seu redor, embaixo e dentro de você. Você é como um peixe nadando através de Deus." Então compreendi que Deus está em toda parte. Ele é o elétron em cada átomo, exatamente como eu supunha. Agora estava claro, ainda hoje é difícil de lembrar a todo instante. Eu tive dúvidas durante anos quanto ao Hard Rock não ser o correto, e estava procurando por alguma confirmação Dele, quanto ao que seria o mais correto a fazer. Ele então olhou para mim e fez uma segunda pergunta: "Como você chega a Deus?" Eu estava tão apavorado por ter respondido incorretamente a primeira pergunta, que não disse nada. Ele então foi a cada uma das pessoas e perguntou a mesma coisa: " Como você chega a Deus?" Ninguém respondeu. Ele então olhou para mim com aquele maravilhoso sorriso e disse: " Como você chega a Deus? Ame a Todos, Sirva a Todos." Todas as minhas dúvidas então se dissiparam e eu soube que havia feito o certo. Ele então me conduziu para a sala particular de entrevistas e perguntou, "Alguma pergunta?" Eu disse: " Sim. Por que tive que esperar 15 anos para vê-Lo?" Ele disse: "Grande ego"! Eu disse: " Entendi!" Eu compreendi ! Oh! É tão fantástico! E então Ele perguntou "Você tem outras perguntas?" Eu disse: " Sim, tenho uma pergunta muito séria. Por que eu nasci em uma família onde não havia amor, mas violência, morte, destruição e horror? Por que nasci numa família como aquela? Eu tenho carregado este fardo de culpa e horror desde quando era uma criança e estava convencido de que eu era amaldiçoado". Ele olhou para mim como meu Amado Mestre e disse: " Para abrandar seu coração". Eu compreendi então que o que eu pensava ser uma maldição, foi , na verdade , uma bênção - uma completa Bênção! Toda a culpa e horror do passado desapareceram do meu ser naquela sala de entrevistas, e a partir daí, nunca mais olhei para trás.

Dr. V. - Isto me lembra de fazer uma pergunta: Nestes 15 anos, do tempo em que Ele disse: "Tenho esperado por você " ao momento em que Ele o chamou para a entrevista, você deve ter tido algum tipo de experiência incomum quando sentiu a presença de Seu braço protetor e Seu amor... Você recorda de alguma?

I.T. - Existem muitas, mas vou relatar uma. Eu estava em Los Angeles numa grande festa e naquele tempo eu usava drogas - todo tipo de drogas. Eram 3h da madrugada e eu estava intoxicado de drogas quando comecei a dirigir em direção à praia onde eu tinha uma casa em Malibu. Eu dirigia um " Porsche Targa", um carro esporte, conversível, com a capota arriada e sem cinto de segurança. Eu ia em direção ao final do "canyon" de Malibu e adormeci quando estava a aproximadamente 112 km/hora. O carro bateu contra uma grade. Acordei quando o carro voou por uma encosta abaixo com mais ou menos 92 metros de altura. Quando o carro começou a rodar, senti uma pressão em meus ombros. Olhei para a direita e lá estava Sai Baba sentado ao meu lado com seu braço em torno de mim. O carro capotou mais de uma dúzia de vezes; a frente ficou destruída, o pára-brisa achatado, as portas se foram; até mesmo a barra de direção ficou dobrada sob os meus ombros. Aterrei verticalmente. Nunca saberei por que não explodiu. Saí daquele amontoado de metal sem um arranhão, sem nem sequer um machucado. Ele colocou um campo de força em torno de mim e salvou a minha vida. Até hoje, não tenho dúvida disso. Não havia possibilidade de alguém ter sobrevivido.

Dr. V. - O que aconteceu depois? Você simplesmente saiu andando?

I.T. - Eu realmente saí andando! Corri para o aeroporto, tomei um avião para a Índia e me apressei em ir a Putthaparthi para agradecer a Swami. Ele não prestou atenção a mim, absolutamente. Ele nem sequer olhou para mim. Depois de dois meses voltei. Era 1975.

Dr. V. - Em algum momento Ele fez referência a este fato ou incidentes?

I.T. - Sim - duas vezes! Quinze anos depois, quando estávamos construindo o hospital, um grupo de médicos reuniu-se em Sua casa em Whitefield, num dos muitos encontros que tive a bênção de assistir Eu estava sentado a Seus pés. Ele tinha a atenção de todos e disse: " Tigrett ! Uma vez salvei sua vida, não?", Eu disse: " Sim , Swami , você salvou ".Todos aplaudiram quando Ele se inclinou e sussurrou ao meu ouvido, " E muitas outras vezes também ".Ambos sorrimos, quando Ele piscou para mim e deu aquele Divino sorriso.


Cortesia de : Radio Sai Global Harmony


Om Sai Ram

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores